Telefone: +55 (47) 3023--7475 / Cel.: +55 (47) 99274-7475

Busca rápida: ok



Inovação como Estratégia Corporativa – é preciso?



Muito tem-se falado sobre Inovação nos últimos anos. Quem já está enjoado do tema prepare-se: vai se falar cada vez mais, acredite.
Isso ocorre por diversos fatores, como:

NOVAS GERAÇÕES E O “DNA” DA INOVAÇÃO
As novas gerações estão cada vez mais ávidas por novidades e praticidades. Existe um processo muito forte de “desapego” aos Bens, acelerado muitas vezes por campanhas publicitárias e até maiores rendas. Se até algumas décadas atrás um veículo era comprado se imaginando vários anos de uso (até com certa longevidade), hoje ele é comprado se imaginando poucos anos ou então o atingimento de uma X quilometragem, então, negocia-se um novo. Simples. Sem sentimentalismo ou maiores dramas.

NECESSIDADE NO MERCADO
Amparado inclusive no exemplo citado acima, quem não inova morre. Pode demorar um pouco mais, mas entra em colapso ou no pior cenário fica em “coma”: restrito a produtos/ serviços que possuem baixíssima rentabilidade a ponto de ninguém querer concorrer – e pior, o próprio consumidor acaba por não querer consumir. Obviamente existem produtos/ serviços essenciais, que sempre irão existir, mas até para ampliar a sua Margem de Lucratividade entra a tal da Inovação.
A velocidade da tecnologia tem evoluído de forma assustadora, a quantidade de dados gerados e armazenados aumenta de forma incrível e esse reflexo nas empresas é indiscutível. Inovar virou uma necessidade de sobrevivência, não mais um diferencial no Mercado. Não aceitar isso é como ignorar a Lei da Gravidade.

SE INOVAR É SOBREVIVER, É POSSÍVEL DESTACAR-SE?
Sim, é possível sim. Quanto maior e consolidada for a cultura da Inovação, quanto maior for a gama e a quantidade de ideias geradas, e aplicadas com sucesso, maior é a possibilidade de destacar-se.
As estatísticas são as mais variadas, mas coincidem em sua ampla maioria: sabe-se que para cada XXX ideias geradas, XX ideias são boas e somente X ideia é muito boa e com potencial de aplicação revertível em sucesso. Então, nada mais importante do que a Cultura da Inovação no dia a dia garantindo a sobrevivência por assim dizer e através do desenvolvimento de ideias (aplicadas muitas vezes em processos produtivos e/ ou desenvolvimento de produtos/ serviços/tecnologia) é que surgem ideias expoentes que acabam por ser o destaque da empresa.



Darlon Roger Behrend é Gerente de Gestão de Pessoas e Coaching, colaborando com site Strategion.

 





 


    •  Quem Somos

    •  Amplitude de Conhecimento

    •  Alianças Estratégicas

    •  Termos de Serviço

    •  Livros

    •  Artigos

    •  Nossa Agenda

    •  Contato

 


 


Contato:
+ 55 (47) 3023-7475


+ 55 (47) 99274-7475

Atendimento pessoal:
De 2ª a 6ª feira, das 14h até 18h

e-mail: atendimento@strategion.com.br

 

 

 

Cadastre-se para receber as novidades:

Nome:  
e-mail: ok

    STRATEGION ESCOLA DE ESTRATÉGIAS E PESSOAS © 2015 | Todos os Direitos Reservados

www.holistic.com.br