Telefone: +55 (47) 3023--7475 / Cel.: +55 (47) 99274-7475

Busca rápida: ok



Lá está ele: o Gestor Avestruz !



Ao realizar trabalho de Business e Executive Coaching com os mais diferentes tipos de Gestores – sejam profissionais contratados/ executivos ou empreendedores – constato que, infelizmente, não é raro encontrar diversos que assumem a postura de simplesmente ignorar os problemas.

Em março de 2016 publiquei no LinkedIn um artigo (Deixar melhor... tornar melhor...) que ilustra um fundamento que defendo: todo gestor tem a “obrigação” de desenvolver pessoas e negócios.

Obviamente inúmeros fatores contribuem para impactar na implementação de melhorias: verba, prazo, priorização, estratégia da empresa, experiência do gestor, constituição da equipe, etc., elevando a complexidade na concretização deste pensamento.

Independentemente dos fatores envolvidos, algo muito sério que não podemos, obviamente me incluo como Gestor, deixar de fazer é prestar atenção à performance dos negócios, entender o que está acontecendo com nossa equipe, fator elementar para o sucesso.

Existem situações onde realmente as coisas “emperram”, não andam, exigindo intervenção para melhoria. Isto pode significar, falando em pessoas, por exemplo, a necessidade de melhor capacitação, entender se o profissional envolvido tem o perfil adequado, se possui recursos para executar atividades, se os processos estão bem definidos e claros, se existe sinergia na empresa permitindo a desenrolar de atividades...

Melhorar é complexo, pois acima existem vários pontos que acabam por desdobrar em inúmeras ações e estudos. Falando em pessoas, e de forma muito resumida, pode-se estudar basicamente 3 ações para os profissionais envolvidos e que não estejam realizando as devidas “entregas”: desenvolvê-lo (a mais nobre das decisões), buscar adequá-lo em outra atividade/ setor, explorando também seu potencial/ talento e, infelizmente, realizando seu desligamento. Sim, lamento informar esta triste realidade, mas empresas desligam sim...

Obviamente todas as 3 opções acima devem ser envolvidas com transparência e diálogo, sem surpresas ou “historinhas” para se evitar o contato com a verdade.

Agora, infelizmente, existem Gestores que nada disto fazem e preferem imitar os avestruzes: deixam de olhar o obvio, simplesmente se omitindo.

E eis que surge um momento muito triste na Organização pois não se sabe o que é pior: se o Gestor é conformado com a mediocridade e não quer mudar ou é medíocre o suficiente (!) para sequer ver que precisa mudar.

Já diz um pensamento usado em negócios: “Navios não afundam por causa da água ao redor deles. Navios afundam por causa da água dentro deles (...).”

Enfim, que os Gestores Avestruz sejam levados à extinção, pelo bem e progresso das Organizações !!!

 





 


    •  Quem Somos

    •  Amplitude de Conhecimento

    •  Alianças Estratégicas

    •  Termos de Serviço

    •  Livros

    •  Artigos

    •  Nossa Agenda

    •  Contato

 


 


Contato:
+ 55 (47) 3023-7475


+ 55 (47) 99274-7475

Atendimento pessoal:
De 2ª a 6ª feira, das 14h até 18h

e-mail: atendimento@strategion.com.br

 

 

 

Cadastre-se para receber as novidades:

Nome:  
e-mail: ok

    STRATEGION ESCOLA DE ESTRATÉGIAS E PESSOAS © 2015 | Todos os Direitos Reservados

www.holistic.com.br